Tipos de Obesidade e como Tratar

tipo de obesidade

A obesidade é uma condição caracterizada pelo excesso de peso, principalmente na forma de gordura (tecido adiposo), e geralmente é originada por fatores ambientais que envolvem o sedentarismo e uma má alimentação com o consumo excessivo de calorias e carboidratos.

Atualmente, a quantidade de pessoas obesas no mundo é altíssima e só no Brasil mais da metade da população encontra-se acima do peso, ou seja, com sobrepeso e obesidade.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o método mais prático para o diagnóstico da obesidade, porém, existem outros métodos.

Um desses métodos é a aferição das pregas cutâneas de várias partes do corpo, entre as quais se destaca a prega cutânea triciptal (músculo do tríceps). As pregas ou dobras cutâneas podem dizer sobre a quantidade de gordura depositada abaixo da pele.

 

emagrecer exames

Exame de bioimpedância

Outro método é o exame de bioimpedância que verifica a composição corporal, que envolve não apenas a quantidade de gordura, mas também de músculos e ossos.

Já o IMC, como vimos, é o método mais prático e acessível para o diagnóstico e classificação da obesidade. É o cálculo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para analisar a relação entre o peso atual e a altura. O cálculo é feito seguindo a fórmula Peso/Altura2 (peso dividido pela altura ao quadrado).

Quando o IMC obtido está entre os valores de 18,5 e 24,9 kg/m2, significa que o peso está dentro da faixa de normalidade. Quando o IMC obtido está entre 25 e 29,9 kg/m2, significa que o peso está na faixa de sobrepeso. E quando o IMC está acima de 30 kg/m 2, temos o diagnóstico de obesidade.

Seguindo a classificação do IMC, a obesidade pode ser dividida em 3 graus ou tipos e é o que você verá neste artigo.

 

perda de peso obesidade

Obesidade grau 1

O grau 1 é o primeiro estágio da obesidade. É determinada quando o IMC obtido está entre os valores de 30,0 a 34,9 kg/m2 .

Podemos dizer que o grau 1 é o estágio mais leve ou inicial da obesidade. Isso significa que muitos problemas ou doenças associadas à obesidade podem não estar presentes como acontece em estágios mais avançados. Por isso, se torna mais fácil reverter esse quadro.

Com uma mudança dos hábitos de vida, principalmente uma alimentação mais saudável e a prática de atividade física, é possível reverter de forma mais rápida o quadro de obesidade grau 1.

 

perda de peso obesidade

Obesidade grau 2

Este é o estágio intermediário da obesidade e é determinado quando o IMC está entre os valores de 35,0 a 39,9 kg/m2.

Esse estágio se torna um pouco mais difícil de ser revertido comparado ao estágio anterior, pois o obeso obviamente tem mais peso do que um obeso com o IMC de 30 a 35.

Mas a mudança dos hábitos de vida, assim como no estágio inicial da obesidade, também pode ajudar, ou seja, alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

A mudança dos hábitos de vida neste estágio geralmente ajuda a reverter esse quadro, porém, outro método de tratamento recomendado para a obesidade grau 2 é a cirurgia bariátrica ou de redução do estômago.

A cirurgia é recomendada para as pessoas que possuem alguma complicação ou doença associada à obesidade, como pressão alta, diabetes, aumento de colesterol, distúrbios do sono e problemas nas articulações.

 

perda de peso obesidade

Obesidade grau 3

O grau 3 é o estágio mais avançado da obesidade e é determinado quando o IMC se encontra acima de 40,0 kg/m2.

Esse estágio também é definido como obesidade mórbida, pois afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida, inclusive colocando em risco a vida do obeso. É, portanto, o estágio mais perigoso, já que a quantidade de gordura é excessiva, inclusive recobrindo os órgãos internos.

Segundo a OMS, a obesidade grau 3 é a principal causa de morte em todo o mundo que pode ser evitada. Para tratá-la, a alimentação e a atividade física também são métodos recomendados, assim como nos estágios anteriores.

Porém, quando falamos de atividade física para um obeso em estágio mais avançado, esta fica um pouco mais restrita justamente por causa do maior peso que acaba dificultando a realização e os movimentos dos exercícios físicos.

Além disso, o peso em excesso dificulta a realização das atividades devido a uma menor mobilidade e por causa de problemas associados, como os problemas nas articulações, problemas ósseos e até dores.

 

atenção obesidade

Cirurgia

Um método muito utilizado para o tratamento de obesidade grau 3 é a cirurgia de redução de estômago. A cirurgia é recomendada para os pacientes com obesidade mórbida que não conseguiram perder peso após um período de dois anos de tratamento convencional, ou seja, com a mudança na alimentação e prática de atividade física regular, além do uso de medicamentos emagrecedores.

Além destes, outros pacientes que são inseridos no grupo para realizar a cirurgia bariátrica são os que possuem alguma comorbidade, como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

Apesar de existirem técnicas variadas de cirurgia bariátrica, a finalidade principal desse método é reduzir o tamanho do estômago, cujo objetivo é proporcionar um menor consumo na quantidade dos alimentos.

 

atenção obesidade

Estágio perigoso

A obesidade grau 3 é um estágio muito perigoso, pois, como vimos, coloca em risco a saúde e a vida do obeso. Por isso, quem se encontra nessa situação, deve procurar ajuda profissional o quanto antes a fim de reverter esse quadro, caso contrário, a saúde e a qualidade de vida podem ficar cada vez mais debilitadas, além do risco de morte que é cada vez maior a cada ano.

As formas de prevenir qualquer tipo de obesidade é seguindo hábitos de vida saudáveis, principalmente em relação à alimentação e a prática de atividade física. E caso você já seja obeso e precisa tratar esse problema, procure os profissionais adequados, como o médico, nutricionista e o educador físico.

Em alguns casos, o profissional psicólogo também pode ser útil. Só assim você poderá emagrecer de forma segura e eficaz.

 

 

Outros…

Dicas para emagrecer em casa ⇗

Alimentos para ajudar na perda de peso ⇗

Delivery de remédio para perder barriga em Brasília ⇗